Veja aqui a cartilha do padre Wagner. Clique.

 

Sorocaba, 31 de maio de 2020

 

“Um só dia em vossa Casa, vale mais do que milhares fora dela!” (Salmo 83).

Graça e Paz da parte de Deus, nosso Pai!

Que alegria saber que, aos poucos, mesmo com moderação e de forma gradual, temos a alegria de adentrar os átrios da Casa do Senhor! Sabemos que há ainda um longo caminho a percorrer e que medidas severas, não fáceis, terão de ser tomadas por amor a Deus e ao próximo para que possamos defender a vida de nossos irmãos!

Dando boas vindas aos que já poderão regressar nessa fase inicial, comunico as medidas que deverão ser tomadas a partir de 01 de Junho de 2020 sine die:

 

  1. Os bancos/cadeiras da igreja deverão ser higienizados por uma equipe estipulada antes e depois de cada Missa.
  2. Cartazes com as normas sanitárias deverão estar afixados de forma visível nas igrejas.
  • Deverá haver também na entrada da igreja um cartaz que informe claramente a capacidade máxima de fiéis permitida para o edifício.
  1. Vasos sagrados deverão ser higienizados com álcool de concentração 70% antes e após o uso.
  2. As alfaias deverão ser usadas uma única vez por Missa e após, deverão ser lavadas.
  3. Deverá haver uma pessoa (no máximo 2 em cada entrada) para controlar o acesso de pessoas a cada prédio com a percentagem estipulada por lei (30%). Esta pessoa deverá verificar se o fiel está fazendo uso de máscara. Estas pessoas voluntárias deverão fazer uso de luvas descartáveis (em látex).
  • Sobre a capacidade máxima do edifício sagrado: 100 pessoas na Matriz São José Operário, 100 pessoas na Nossa Senhora do Carmo e 152 pessoas na Santa Filomena.
  • Sobre os novos horários EXCEPCIONAIS de Missas: Missas diárias de segunda à sexta na Santa Filomena às 20h. Missas dominicais mais breves: 8h na São José Operário, 10h na Santa Filomena (transmitida on-line) 12h na São José Operário e 18h na Nossa Senhora do Carmo.
  1. Às 20h continuará havendo, como de costume nestes tempos de pandemia, a Missa SINE POPOLO (sem afluência dos fiéis) on-line.
  2. Sobre o critério de participação: Para que as pessoas não tenham o dissabor, nem o prejuízo de tempo e dinheiro de chegarem para uma Missa e não poderem entrar, as mesmas deverão dar seus nomes durante a semana nas secretarias paroquiais.
  3. Para participar das Missas na São José Operário e Nossa Senhora do Carmo, deverão dar seus nomes PESSOALMENTE durante a semana para a secretária paroquial. Para participar das missas diárias/dominicais da Santa Filomena, dar seus nomes PESSOALMENTE para o secretário do Santuário. (Telefones: MATRIZ: 3232 40 07 e SANTA FILOMENA: 3231-1957).
  • A Equipe de Acolhida deverá ter essa lista com os nomes na entrada da Igreja para fazer o controle necessário.
  • Fiéis com sintomas gripais ou que tiveram contato com pessoas doentes de Covid-19 não deverão vir às Missas.
  • Não é prudente que fiéis com condições médicas pré-existentes (pressão alta, doenças cardíacas, pulmonares, carcinomas, diabetes) venham às Missas por serem mais vulneráveis.
  1. Também não é prudente que idosos e crianças retornem às Missas nesta primeira fase de retomada gradual.
  • Os fiéis impossibilitados, ou que não se sentirem seguros em participar de Missas presenciais continuam dispensados pelo Arcebispo do preceito dominical (no caso, da presença física, mas não da espiritual que pode se dar através das transmissões das Missas on-line).
  • Não convém que variadas pessoas toquem no mesmo frasco de álcool em gel disponibilizado pela igreja. Até que providenciemos um mais eficaz que evite o toque, o ideal será que a pessoa da acolhida, coloque, mantendo a devida distância, o álcool nas mãos dos fiéis na quantidade necessária.
  • O fiel deverá vir de sua casa com máscara e ter feito a higiene das mãos com álcool em gel. Não se poderá entrar sem máscara na igreja. E deverá utilizar a mesma durante toda a celebração eucarística retirando-a somente no momento de receber a Sagrada Comunhão.
  • No momento, apenas um Ministro Extraordinário da Distribuição da Sagrada Comunhão deverá preparar os vasos sagrados de acordo com as novas orientações e auxiliar o padre na distribuição da Sagrada Comunhão SE NECESSÁRIO e solicitado pelo padre. O ministro não deverá estar no presbitério. De preferência (sempre que possível) que somente o padre esteja.
  1. O Ministro e o Padre deverão distribuir a Sagrada Comunhão fazendo o uso da máscara.
  • Uma vez que no momento a capacidade máxima permitida de fiéis é de 30% da capacidade de cada edifício, as Missas continuarão sendo transmitidas pelas plataformas digitais de costume de modo on-line.
  • No interior da igreja, os fiéis deverão respeitar o distanciamento um do outro de 2 metros em todos os momentos. Bancos/cadeiras deverão estar disponibilizados dessa forma.
  • Todas as Missas deverão começar rigorosamente no horário previsto. Comentários e/ou orações (se houver) deverão ser programados de tal modo que não se comprometa o horário inicial da Missa. O tempo de permanência em grupo no interior da igreja (estipulado por lei) é de 2 horas.
  • Uma única pessoa deverá (sine die) fazer os comentários, leituras, intenções, preces e avisos com um microfone de uso exclusivo.
  • Não deverá haver partilha de microfones em hipótese alguma pelo fato de o aparelho ser tocado por nossas mãos e conter gotículas de saliva em sua espuma. Os microfones deverão ser higienizados com álcool de concentração 70% antes e após seu uso por seus usuários (o mesmo para os microfones dos músicos).
  • As ofertas para a igreja em cédulas, deverão ser depositadas em um receptáculo que evite o toque por parte do ofertante AO FINAL DA SANTA MISSA.
  • A comunhão deverá ser recebida na mão e o fiel não deverá formar filas para recebe-la, mas aguardar o padre/ministro em seu respectivo lugar.
  • Imediatamente antes de receber a comunhão o fiel deverá receber álcool em gel nas mãos e retirar sua máscara somente neste momento.
  • Evite-se contato com portas e/ou maçanetas. Por isso todas as janelas e portas da igreja deverão estar abertas.
  • Evite-se antes, durante e depois, qualquer contato físico como abraços, aperto de mão, beijos, etc.
  • No interior das igrejas que utilizam bancos, os mesmos deverão ter marcadores que indiquem o lugar do assento.
  • Coroinhas e acólitos estão no momento, por motivo de segurança, com os serviços suspensos sine die.
  • Padre e ministro deverão antes e após a distribuição da Sagrada Comunhão fazer uso do álcool em gel e sempre que possível, fazer uso de luvas descartáveis (em látex).
  • O padre não atenderá fiéis nem antes, nem após as Missas pelo fato dos espaços serem fechados. Atenderá quando necessário com dia e hora marcados em ambiente arejado seguindo todas as normas sanitárias.
  • Os músicos deverão também durante os exercícios de seu serviço à Igreja, manter a distância segura de 2 metros uns dos outros e não fazer partilha de microfones. Deverão estar no número máximo de 3 membros na Matriz e na Nossa Senhora do Carmo e em número máximo de 5 na Santa Filomena (por ser maior o espaço).
  • Para que a Missa possa ser mais breve, as partes fixas da Missa a saber (Ato Penitencial, Glória, Santo, Cordeiro) não serão cantadas, mas somente rezadas. Os demais hinos continuam como de costume.
  • O Salmo (quando cantado) deverá sê-lo do lugar do músico (excepcionalmente) ou seja, fora do presbitério.
  • Não teremos procissão de entrada pelo corredor central. O padre deverá se dirigir ao altar saindo da sacristia sozinho e voltar da mesma forma ao término da Missa. O ministro já deverá estar no seu lugar na primeira fileira fora do presbitério.
  • Não serão utilizados folhetos de canto, ou livros de qualquer espécie. Quando necessário, textos deverão ser projetados.

São medidas difíceis para quem as recebe e para quem as aplica, mas absolutamente necessárias!

Despeço-me agradecendo a oração, boa vontade e compreensão de todos vós!

In corde Iesu,

Padre Wagner Lopes Ruivo

Pároco da Paróquia São José Operário

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Últimos Posts

CURTA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK